
Grande Auditório
A Casa da Criatividade, projetada pelo arquiteto Filipe Oliveira Dias, foi instalada no emblemático edifício do antigo Cinema Imperador.
Inaugurado em 25 de Dezembro de 1958, o Cinema Imperador foi considerado, à época, uma das melhores e mais modernas salas de espetáculo da região, tendo recebido grandes nomes do teatro português, como Laura Alves e Amélia Rey Colaço.
Ao fim de 55 anos, as suas portas voltaram a ser abertas para acolher um espaço de referência no panorama cultural nacional.
Inaugurada a 12 de junho de 2013, a Casa da Criatividade pretende honrar a história e a identidade do edifício que ocupa, assumindo um importante papel na promoção da cultura.
É uma sala com particularidades únicas em Portugal, permitindo 5 configurações diferentes, com várias disposições de palco e de plateia, sendo vocacionada para o teatro, dança, música, ópera, cinema, congressos e reuniões.
Tipologias de sala:
1 “Livre” - Área Total do espaço C/ 33.68m x L/14.49m;
2 “Isabelino” palco com C/12m x L/14m, com bambolina Regia a 5 metros;
3 “Isabelino” palco com C/10m x L/14m, com bambolina Regia a 5 metros, com fosso de orquestra 5m x 14m;
4 "Conferência"(palco longo ao nível da plateia);
5 “Arena” com bancadas montadas nos extremos;
6 “Passerelle” com bancadas montadas nas laterais – passagem de modelos;
Nota: A sala está previamente montada na configuração 2, para maior corresponder às necessidades de grande parte dos espetáculos. É uma sala de cena contraposta à italiana e tem uma lotação de 464 lugares + 4 de mobilidade reduzida.
A Casa da Criatividade e os Paços da Cultura funcionam numa lógica de grande e pequeno auditório, com uma programação concertada e sinérgica. A bilheteira local funciona nos Paços da Cultura e no Turismo Industrial de S. João da Madeira, estando a Casa da Criatividade aberta apenas em dias de espetáculo.
Download
Dossier Técnico | Technical Dossier