Este ciclo de conferências pretende trazer a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre aqueles que serão os grandes movimentos de mudança e transformação, no tempo que, afinal, é já o nosso. Porque este é um presente que se faz futuro a cada segundo.

Em 2019, os "Direitos da Humanidade" serão o tema base das sessões.

 

MARIA MANUEL LEITÃO MARQUES

22 JUNHO . 17H

 

Maria Manuel Leitão Marques, atual Ministra da Presidência e da Modernização, nasceu em Quelimane, Moçambique, em 1952. Foi na Universidade de Coimbra que se licenciou em Direito e foi também aí que iniciou a sua vida profissional, lecionando na Faculdade de Economia.

Desde 1979, é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Em 2003, tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ao longo da sua carreira, coordenou vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração Pública, e publicou diversos trabalhos, tendo sido convidada a participar em várias conferências.

Exemplos disso mesmo foram as suas funções como consultora internacional da Casa Civil da Presidência da República do Brasil no âmbito do projeto "Intercâmbio entre a União Europeia e o Brasil" e como consultora internacional do projeto "Conducting an evaluation of services of the one stop shop" (BAU) em Moçambique. Acumulou todas essas atividades com a Vice-Presidência da Association Internationale de Droit Économique e a Presidência, entre 1998 e 2002, do Observatório do Comércio do Ministério da Economia.

Nos anos de 2013 e 2014 fez parte do comité de seleção da competição "Bloomberg Philantropies Mayor’s Chalenge" e do High Level Group on Administrative Burdens. Nesse mesmo período foi administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O seu currículo político inclui os cargos de Secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVIII e XVII Governos Constitucionais, ministra de Presidência e da Modernização Administrativa e recentemente foi eleita Euro Deputada.

 

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

28 SETEMBRO . 17H

 

Nasceu em Setúbal, em 1957. É Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha. É conhecido do público português pelas suas obras e envolvimento cívico, em especial nas questões ambientais nacionais e internacionais. Tem sido um ativo participante na política ambiental europeia e nas negociações para afirmar um regime internacional de combate às alterações climáticas. Presidiu à organização ambientalista Quercus (1992-1995) e exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006. Foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011) e integrou o High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia (2007-2010). Tem colaboração regular na imprensa escrita e audiovisual. Conferencista em mais de vinte países, é autor de mais de quatro centenas de obras sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos.

 

CARLOS FIOLHAIS

23 NOVEmBRO . 17H

 

Carlos Fiolhais (Lisboa, 1956), é professor de Física da Universidade de Coimbra, ensaísta e científico e comunicador de ciência. É autor de mais de 150 artigos científicos, um dos quais o mais citado de autores em Portugal, e de mais de 60 livros. Entre os seus livros contam-se “Física Divertida”. “Pipocas com Telemóvel”, “A Ciência e os seus Inimigos”, “Os Jesuítas: Construtores da Globalização” e “Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa” (co-cordemação). Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e responsável pelo programa de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Dirige o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Entre as seus vários prémios e distinções contam-se o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), o Grande Prémio Ciência Viva (2017) e o Prémio José Mariano Gago da SPA (2018).

 

CASA DA CRIATIVIDADE, PRAÇA 25 DE ABRIL, SÃO JOÃO DA MADEIRA, PORTUGAL