Este ciclo de conferências pretende trazer a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre aqueles que serão os grandes movimentos de mudança e transformação, no tempo que, afinal, é já o nosso. Porque este é um presente que se faz futuro a cada segundo.

Em 2020o tema base das sessões será o Ambiente.

 

josé sá fernandes

6 JUNHO . 17H

 

júlia seixas

19 SETEMBRO . 17H

 

Professora na Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Nova de Lisboa. Coordena o grupo Energia e Clima, incluído no centro de investigação CENSE, dedicado à transição de sistemas energéticos para a neutralidade carbónica e resiliência climática. Membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Mais de 70 publicações em revistas científicas internacionais. Coordena estudos de suporte a políticas públicas de mitigação climática há mais de 20 anos. Coordena o Climate-KIC Hub Portugal desde 2016. É presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desde março de 2017.

 

alexandre quintanilha

31 NOVEmBRO . 17H

 

paulo magalhaes

5 dezembro . 17H

Jurista e investigador do CIJE- Centro de Investigação Jurídico-Económica, da Universidade do Porto, onde se encontra atualmente a realizar um Pos-Doutoramento.  É Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto, pós-graduado em Direito do Ambiente pela Universidade de Coimbra e doutorado em Ecologia-Humana pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2007, publicou "O Condomínio da Terra: das Alterações Climáticas a uma Nova Conceção Jurídica do Planeta". Em 2016 é Co-editor do SOS Treaty - The Safe Operating Space Treaty: A New Approach to Managing Our Use of the Earth System.  É o Diretor-Geral da Casa Comum da Humanidade, uma Associação Internacional sedeada na Universidade do Porto e que propõe uma nova construção jurídica global baseada nos novos conhecimentos sobre o funcionamento do Sistema Terrestre. Foi co-fundador da Quercus e co-fundador e membro do Conselho Geral da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. É membro do Ethics Specialist Group of the IUCN World Commission on Environmental Law e co-fundador da ELGA – Environmental Law and Governance Association. É conselheiro do CNADS - Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

CASA DA CRIATIVIDADE, PRAÇA 25 DE ABRIL, SÃO JOÃO DA MADEIRA, PORTUGAL