Em 2025, o Novembro Jazz aprofunda o seu compromisso com o presente e o futuro do jazz nacional com 6 concertos, de características únicas, que se pautam pela originalidade e diversidade estética.
A abertura acontece com um inédito encontro entre o sexteto de Bernardo Moreira e a Orquestra de Jazz de Espinho numa sentida vénia ao génio de Carlos Paredes. Por outro lado, o espetáculo de encerramento cabe a um dos mais originais e promissores projetos contemporâneos, LEIDA, um ensemble de 8 vozes que se comportam como um único instrumento e que se apresentará no Centro de Arte Oliva numa performance imersiva e multimédia.
Pelo meio haverá espaço para novos talentos que apontam, cada um, para novos caminhos: a baterista Maria Carvalho a liderar uma homenagem a José Mário Branco, o pianista Hugo Lobo a jogar em casa com uma nova formação e música escrita propositadamente para a ocasião, os Yakuza a confirmarem porque são um dos mais entusiasmantes grupos do presente e a trompetista Jéssica Pina a cruzar jazz com alma e beleza absolutas.
Para lá dos espetáculos, o programa do Novembro Jazz volta a contemplar uma exposição com uma coleção de trabalhos fotográficos de Patrice Almeida que contam a história deste festival através de alguns dos seus mais memoráveis concertos, volta a promover conversas com os artistas abertas ao público, propõe masterclasses, showcases e até feiras de vinil, alargando os espaços de fruição da música da sala principal da Casa da Criatividade ao seu átrio, ao Centro Comercial 8ª Avenida e, pela primeira vez, ao Centro de Arte Oliva.
Um festival que se aproxima cada vez mais do território e que, ano após ano, surpreende com detalhes, com desafios e com momentos esculpidos e irrepetíveis.
Gisela Borges e Rui Miguel Abreu
PARA OUVIR
Conheça aqui todos os artistas que integram a nova edição deste festival. Uma seleção de Rui Miguel Abreu.
BERNARDO MOREIRA SEXTETO & ORQUESTRA DE JAZZ DE ESPINHO
ENTRE PAREDES
01 novembro . 21h30
Este convite feito por Bernardo Moreira à Orquestra de Jazz de Espinho surge no seguimento de outras parcerias realizadas anteriormente.
No ano de 2025, quando se celebram os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes, Bernardo Moreira propõe um concerto inédito que toma como ponto de partida os seus dois discos dedicados à música de Carlos Paredes, Ao Paredes Confesso (2002, Universal) e Entre Paredes (2021, JACC Records), propondo, através desta parceria, um regresso aos temas que integram os dois trabalhos, agora transpostos para uma linguagem de orquestra.
Sob a direção de Carlos Azevedo, serão tocados arranjos para “big band”, de autoria de jovens músicos, de nome já firmado no panorama jazzístico português: Estela Alexandre e Tomás Marques, mas também de nomes consagrados, como o próprio Carlos Azevedo e Pedro Moreira.
Um concerto que funde o universo do Jazz com o da Música Tradicional Portuguesa, mostrando pontos de contacto e provando que o conceito de Jazz Português existe, que está vivo, e que oferece um vasto caminho exploratório a quem sobre ele se queira debruçar.
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NA CASA...
. Exposição de Fotografia Novembro Jazz 2018 - 2024
. Feira de Vinil
. Conversa(s) com Bernardo Moreira e Orquestra de Jazz de
Espinho
MARIA CARVALHO QUINTETO
MARGEM
07 novembro . 21h30
Margem é o projeto de estreia da baterista Maria Carvalho, um trabalho que explora a música de José Mário Branco e o seu cruzamento com o Jazz, onde o poema assume o lugar de destaque.
Aqui celebra-se a música portuguesa e a música cantada em português, em particular, e a música de José Mário Branco, um dos artistas mais marcantes da cultura em Portugal. Temas como Sentido único, As contas de Deus, Inquietação ou Eu não me entendo, fazem parte do alinhamento deste concerto, que conta com Maria Carvalho (bateria e arranjos), Sara Afonso (voz), Bruno Ponte (guitarra), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Luís Lélis (piano).
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NA CASA...
. Exposição de Fotografia Novembro Jazz 2018 - 2024
. Conversa(s) com Maria Carvalho, Sara Afonso, Bruno Ponte, Juliana
Mendonça e Luís Lélis
. Mostra de talentos emergentes
HUGO LOBO
08 novembro . 21h30
Hugo Lobo é apontado como uma das mais sólidas promessas no piano jazz em Portugal. Nascido em S. João da Madeira, este jovem pianista e compositor propõe-se apresentar no Novembro Jazz um espetáculo inédito, depois de uma auspiciosa estreia em trio na Casa da Criatividade em 2024.
Para este concerto o músico Hugo Lobo monta um quinteto para estrear o seu mais recente trabalho de música autoral e algumas composições que se enquadram com o conceito deste projeto.
Procura encontrar um balanço entre um pensamento vanguardista sem nunca esquecer a tradição da música americana.
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NA CASA...
. Exposição de Fotografia Novembro Jazz 2018 - 2024
. Masterclass com Hugo Lobo
. Conversa(s) com Hugo Lobo
. Mostra de talentos emergentes
YAKUZA
14 novembro . 21h30
Os YAKUZA estão de volta com um novo álbum 2.
Depois do aclamado e celebrado AILERON, a banda fez-se ouvir em palco durante os anos que se seguiram. Pelo caminho, ainda pudemos escutar versões de músicas suas em concerto com ‘LIVE at Festival Iminente’, um natural indicador de uma banda que não se ficou pelo estúdio. YAKUZA é um colectivo móvel, um grupo de músicos experientes que nunca foi dado a estas noções fronteiriças.
No novo álbum 2 há apenas a certeza que Afonso Serro, Afta3000, Pedro Ferreira, Alexandre Moniz e Pedro Nobre são os 5 dedos de uma mão que transborda impressões digitais únicas.
Há uma direção estética que aponta para os recantos mais modernos do jazz, mas não ignora a eletrónica e a vontade de dançar que existe entre os sintetizadores, a bateria sincopada, os teclados luxuosos e as grandes linhas de baixo, movimentado e possante.
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NA CASA...
. Exposição de Fotografia Novembro Jazz 2018 - 2024
. Conversa(s) com Afonso Serro, Afta3000, Pedro Ferreira, Alexandre
Moniz e Pedro Nobre
. TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes . AMOQ
JÉSSICA PINA
15 novembro . 21h30
Jéssica Pina traça um percurso impar na música nacional.
Entre o trompete e a voz, a sua formação jazzística deu-lhe consistência musical que a destacam ao ponto de receber o convite de Madonna para integrar a digressão MADAME X worldtour da estrela internacional.
Após a experiência mundial, Jéssica Pina editou o EP Vento Novo. Do EP são conhecidos os vídeos Vento Novo, Romeu e Drama Queen, todos com assinatura de João Pedro Moreira, responsável por vídeos de artistas como Dino D` Santiago, Branko e Rita Vian.
Seguiu-se uma extensa digressão por Portugal, com espetáculos em eventos reputados como COOLJAZZ, Matosinhos em Jazz, Sol da Caparica, entre muitos outros de renome, bem como apresentações em Espanha. Em 2023,
Jéssica Pina foi convidada por Mikky Blanco para a sua digressão europeia e já em 2024 foi a vez do coletivo norte-americano Brooklyn Funk Essentials convidar a artista portuguesa para apresentações por toda a Europa.
Também em 2024, Jéssica Pina apresentou-se na África do Sul (festival Joy of Jazz) e foi anunciada como participante no Festival da Canção, a decorrer em 2025.
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NA CASA...
. Exposição de Fotografia Novembro Jazz 2018 - 2024
. Masterclass com Jéssica Pina
. Conversa(s) com Jéssica Pina
. Mostra de talentos emergentes
LEIDA
22 novembro . 21h30 Centro de Arte Oliva
LEIDA foi concebida por Mariana Dionísio para funcionar como um instrumento a 8 vozes.
Cada peça é um conjunto de premissas de parametrização e limitação que as tornam, consequentemente, sub-instrumentos. É nesses sub-instrumentos onde improvisam ou interpretam as peças que escreveu.
Numa parceria com a artista Varvara Tazelaar, apresentam agora um espetáculo imersivo, pensado para o NOVEMBRO JAZZ da Casa da Criatividade, que acontecerá de modo deslocalizado no Centro de Arte OLIVA, onde será explorada a relação entre ilusões sonoras e visuais.
Classificação etária: M6 Duração: 60 min
ACONTECE NO CENTRO DE ARTE OLIVA...
. Conversa(s) com Mariana Dionísio
Atividades Paralelas
De 13 de outubro a 29 de novembro são muitas as atividades paralelas que acompanham a programação do Novembro o Jazz e que promete também DJ sets, conversas com artistas, feiras de vinil, concertos pela cidade, mostras de talentos emergentes, uma exposição e muito mais.
Exposição de fotografia
O NOVEMBRO JAZZ terá em 2025 a sua 7ª edição.
Desde 2018 que a Casa da Criatividade acolhe no seu palco talentos consagrados e emergentes do panorama de jazz. Esta exposição quer celebrar o festival, apresentando um conjunto de imagens cuidadosamente selecionadas e que ilustram momentos únicos e especiais. Promete-se a continuidade, sempre com inovação e aproximação ao talento e ao território.
Fotos de Patrice Almeida
13 a 25 de outubro . 10h00 às 22h00
Centro Comercial 8ª Avenida
01 a 22 de novembro
Casa da Criatividade
CONVERSA(S)
Encontros informais com os/as protagonistas do cartaz principal com moderação de Rui Miguel Abreu e Gisela Borges.
01 . 07 . 08 . 14 e 15 de novembro
19h00 - 19h30
Foyer da Casa da Criatividade
22 de novembro
19h00 - 19h30
Centro de Arte Oliva
MASTERCLASSES
Os fundamentos da linguagem do Jazz, com Hugo Lobo
08 novembro . 17h00 às 18h30
Casa da Criatividade
O músico e o palco: da preparação à concretização, com Jéssica Pina
15 novembro . 17h00 às 18h30
Casa da Criatividade
FEIRAS DE VINIL
13 outubro . 10h00 às 22h00
Centro Comercial 8ª Avenida
O Centro Comercial 8ªAvenida, depois do sucesso em 2024, volta a acolher feiras de vinil na sua praça principal. Ao longo de dois domingos, no mês que antecede o NOVEMBRO JAZZ, poderão ser encontrados em vinil não só os trabalhos dos artistas que compõem o cartaz deste ano, como também álbuns dos mais consagrados e sublimes talentos do jazz nacional e internacional. Pelas 15h30 acontece um Showcase de um projeto emergente local.
01 novembro . 17h00 às 23h30
A Casa da Criatividade acolhe, na tarde e noite do dia de abertura do festival, uma feira de vinil, dando continuidade a este lugar de ocupação do foyer, com música e vida.
Lojas participantes . Eduardo Macedo, Lucky Lux, Now Jazz, Paulo Couto, Variz e Wasser Bassin.
SHOWCASES
Apresentação de alunos e jovens talentos da cena jazz da região Norte
07 . 08 . 14 . 15 de novembro
21h00 - 21H15
Foyer da Casa da Criatividade
Com Filipe Neves convida..., Guilherme Guedes Quartet, João Tavares Quartet e Paredes in Perpetuum.
12 e 26 outubro . 02 . 09 e 16 novembro
15h30
Centro Comercial 8ª Avenida
Com Filipe Neves convida..., Guilherme Guedes Quartet, Hugo Lobo convida Pedro Lobo, João Tavares Quartet e Paredes in Perpetuum.
ORGANIZAÇÃO
Casa da Criatividade
Município de S. João da Madeira
MEDIA PARTNER
Antena 3 . Jazz.PT
Apoios
Cartonagem Trindade
Centro Comercial 8ª Avenida
parceiros
Academia de Música de S. João da Madeira . Escola Profissional de Música de Espinho . Escola de Música Arte do Som . Restaurante Bacana . Rimas e Batidas . Viarco









PedroMKK_1_red_edited.jpg)





