NOVEMBRO JAZZ

 

O Município de S. João da Madeira dá continuidade, em 2019, ao Festival NOVEMBRO JAZZ que pretende divulgar este particular género musical, reunindo, no palco da Casa, músicos de grande qualidade, nacionais e estrangeiros. Ao longo de todo o mês, o principal palco da cidade irá acolher os ritmos especiais deste género musical que surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos da América, trazendo a S. João da Madeira alguns dos mais relevantes nomes do jazz português e internacional.

O desafio é fazer mais e melhor. E, se em 2018 o mote era “descobrir”, agora o mote será “mergulhar”, numa panóplia de propostas NO FEMININO que surpreendem, que instigam e que irão contagiar a cidade ao longo de todo o mês.

 

MARIA JOÃo OGRE TRIO - 8 NOVEMBRO . 22H

 

OGRE é a mais recente aventura de Maria João, um híbrido musical que mistura o jazz com a eletrónica. Uma banda com instrumentação invulgar e uma abordagem artística singular, que leva o público numa travessia pelo mundo dos sons, saltando fronteiras entre o digital e o analógico. A voz de Maria João indica o caminho!

comprar

 

SHIRLEY KING - 15 NOVEMBRO.22H

 

A cantora americana Shirley King, filha da lenda do blues BB King (1925-2015), carrega a sua tradição familiar. O seu registo flutua entre o blues, gospel, soul e funk, numa versatilidade incomparável. Ms. King chegou tarde aos Blues, sendo que a sua primeira tentativa foi em 1990 e em seis meses era já artista residente no Kingston Mines e logo dois anos depois lança o seu primeiro CD. O seu talento, carisma e energia tornaram-na uma Diva.  Desde o Blues tradicional, ao Gospel, ao Funky, ao R&B, ao Smooth Soul e ao Jazz, Shirley desafia todos os géneros musicais. A sua voz e a sua presença em palco são uma explosão de energia.

comprar

 

ELAS e o jazz - 22 NOVEMBRO.22H

 

"Elas" recriam o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de Jazz numa narrativa musical contada a 3 vozes.

Três cantoras, amigas e cúmplices, juntas em palco para partilhar o amor pelo jazz e pelas canções que fizeram a sua história.

Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton cruzaram-se na escola do Hot Clube de Portugal, primeiro como alunas e depois como professoras. Desenvolveram projetos distintos e sólidos, colaborando por vezes, e cada uma compondo ou escrevendo o seu próprio repertório. Um dia, entre copos e música, revisitaram os seus standards preferidos e as suas possibilidades infinitas e surgiu a vontade de voltar a casa. A casa dos músicos de jazz que é feita de compositores como Cole Porter, Irving Berlin, George Gershwin, Richard Rogers, Jerome Kern ou Harold Arlen.

Acompanhadas por um trio de luxo, com João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria, ELAS recriam o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de NY, num espectáculo que, mais do que uma visita aos clássicos, é uma narrativa musical contada a três vozes, distintas, mas sempre feitas de emoção.

comprar

 

JACINTA- 29 NOVEMBRO.22H

 

Cantora de jazz com carreira internacional e sete discos no mercado, Jacinta editou na mais prestigiada editora de Jazz do Mundo, Blue Note Records,e foi galardoada com disco de ouro pelo seu Tribute to Bessie Smith. Figura como representante portuguesa em mais de 20 coletâneas diferentes de jazz vocal onde aparece conjuntamente com artistas como Diana Krall, Cassandra Wilson, Diane Reaves, Jane Monheit, Norah Jones e Stacey Kent.

 

“Semhora” é o sétimo álbum da cantora de jazz, Jacinta, que agora dá nome também ao seu novo espetáculo. Jacinta apresenta-se em Duo e dá-nos a conhecer um novo mundo sonoro que percorre entre a música Brasileira e alguns dos grandes clássicos do Jazz. Os arranjos são da própria cantora que agora assume uma postura não só de intérprete, mas de investigadora de novas sonoridades.

 

A mensagem que a Jacinta transmite ao gravar este disco e ao trazê-lo a público é tão somente um grito de liberdade em que a cantora se diz:

Senhora de mim

Senhora do próprio destino

Senhora da minha música

Senhora sem hora... “Semhora”

 

comprar

 

 

CASA DA CRIATIVIDADE, PRAÇA 25 DE ABRIL, SÃO JOÃO DA MADEIRA, PORTUGAL