top of page
NOV_JAZZ_TRANSP_edited.png
A edição de 2024 do Novembro Jazz pretende dar continuidade a um festival que quer ir para lá do cartaz e tornar-se numa experiência com pormenores criativos e diferenciadores.
De 9 a 29 de novembro, a Casa da Criatividade tem 6 dias de atividade com 8 concertos no auditório.
Em palco, o público irá encontrar uma cenografia única que se irá transformar a cada concerto, numa abordagem sustentável inspirada no brilho oculto do interior das caixas.
Neste palco estará, na abertura, Paula Morelenbaum e, na última data, Júlio Resende num concerto com a participação do Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira. Os restantes 6 concertos plasmam o que de melhor se cria no panorama do mais jovem e fresco jazz nacional, numa seleção plural e refinada de diferentes variações.
Muito além destas datas, cruzam-se parcerias de elevado potencial que se vão traduzir em iniciativas variadas: feiras de vinil e djsets, apresentações de jovens músicos locais em parceria com jovens ilustradores que mostrarão o seu trabalho em palcos inovadores, um deles posicionado no foyer da Casa da Criatividade e outro que se poderá encontrar em diferentes pontos da cidade. Haverá ainda lugar para  uma distinta exposição de fotografia de Márcia Lessa, focada no talento feminino no jazz, num conjunto de arrebatadores retratos que poderão ser vistos em dois espaços da cidade.
Deixamos o convite para que se percorra este programa, que aposta no talento nacional e na ligação à comunidade, e que permite descobrir a beleza da liberdade sofisticada que existe no Jazz nas suas diferentes dimensões.

A bilheteira do festival será aberta ao público a partir de 10 de setembro. 
_S. Thalemann.jpg

PAULA MORELENBAUM BOSSARENOVA TRIO  

 ATLÂNTICO 

9 novembro . 21h30

 

Bossarenova é um trio transatlântico que une a inconfundível voz de Paula Morelenbaum, uma das maiores intérpretes da Bossa Nova brasileira, a dois talentosos músicos alemães: o renomado pianista Ralf Schmid e Joo Kraus, considerado um dos mais brilhantes trompetistas contemporâneos.

O álbum Atlântico, para esta aliança musical, é um mergulho profundo nas águas das memórias afetivas e da música e uma homenagem à beleza e à elegância intemporal da bossa nova.

Nesse oceano, os artistas desenham um reencontro com o passado que transcende as limitações da cronologia. O resultado é uma sinfonia de emoções que captura a beleza e o encanto da música brasileira e dos seus grandes compositores. O trio celebra a genialidade de João Donato, Edu Lobo, e da parceria entre Ivan Lins e Vítor Martins, evoca a poética de Egberto Gismonti e Caetano Veloso, e presta homenagem a Tom Jobim. 

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 75 min

​​

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

   .  Conversa(s) com Paula Morelenbaum (voz), Ralf Schmidt (piano)

      e Joo Kraus (trompete)

   .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

_DSC6393-3.jpg

EDUARDO CARDINHO

 NOT FAR FROM PARADISE 

10 novembro . 21h30

O vibrafonista e compositor Eduardo Cardinho, residente no Porto, lançou Not Far From Paradise, em 2024, com a Fresh Sound, de Barcelona.

Reconhecido como um dos vibrafonistas mais inovadores da sua geração, Cardinho é aplaudido pela abordagem rítmica distintiva e pela sonoridade única.

Ao longo dos anos tem desenvolvido uma voz própria no universo do vibrafone, o que o levou a reunir alguns dos músicos mais promissores do jazz português neste projeto. A busca incessante por novas sonoridades resultou numa abordagem fresca à composição de novos temas, com o vibrafone a fundir-se harmoniosamente com os sintetizadores de José Diogo Martins, criando uma vasta paleta de possibilidades sonoras. A esta combinação, junta-se o saxofone alto com efeitos de João Mortágua, bem como uma secção rítmica dinâmica composta por Diogo Alexandre na bateria, Frederico Heliodoro no baixo elétrico, e Iuri Oliveira nas percussões.

Not Far From Paradise representa uma exploração profunda de novas texturas e formas musicais, refletindo o talento e a visão de Cardinho e dos seus colaboradores, e promete deixar a sua marca na cena jazzística contemporânea.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 75 min

Comprar

​​​

 ACONTECE NA CASA ... 

   .  Conversa(s) com Eduardo Cardinho (vibrafone), João

      Mortágua (saxofone alto), Diogo Alexandre (bateria),

      Frederico Heliodoro (baixo elétrico) e Iuri Oliveira

      (percussão) 

   .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

Hugo Lobo 2_red_edited.jpg

HUGO LOBO TRIO . Concerto duplo

16 novembro . 21h30

Hugo Lobo nasceu no Porto, em 2002, e desde cedo mostrou uma profunda ligação à música. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos, em bateria, e aos 7 anos, em piano, na escola do seu pai, a PROARTE, em S. João da Madeira.

Em 2016 concluiu o 8.º Grau da Rockschool em bateria e piano, direcionando o percurso musical para o piano jazz. Em 2020, completou o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz no Conservatório de Música da Jobra, onde estudou com Pedro Neves e Gonçalo Moreira. Terminou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2023, sob a orientação de João Paulo Esteves da Silva e Filipe Melo.

Apesar da jovem idade, Hugo Lobo é considerado um dos músicos mais ativos da cena jazz em Portugal. Atuando como pianista ou organista, tem integrado diversos projetos como o Bruno Santos Almond 3, que editou Wild West (2023) ou a banda Mr. Monaco, que no mesmo ano lançou Drip Drippin.

Além da colaboração com músicos como Romeu Tristão ou Júnior Maceió, tem vindo a explorar outros universos musicais. Convidado para integrar o projeto de Slow J, que se encontra em tour com Afro Fado, Hugo Lobo foi distinguido, em 2021, com o Prémio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz, reconhecimento que reforça o talento e a promessa de uma carreira em ascensão.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 40 min

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

   .  Feira de vinil

   .  DJ set com Rui Miguel Abreu

   .  Conversa(s) com Hugo Lobo (piano), Gabriel Moraes

      (bateria), Thiago Alves (contrabaixo) e Samalandra 

   .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

SAMALANDRA 4_red_edited.jpg

SAMALANDRA . Concerto duplo

16 novembro . 22h45

A música dos SAMALANDRA, banda emergente de Lisboa, insere-se nas mais modernas correntes de renovação do jazz contemporâneo, abrindo-se a outras sonoridades.

Foi apenas em 2022 que Débora King (teclas e voz) e João Neves (bateria) se juntaram para explorar novas composições. Destas sessões de improvisação nasceram temas que clamavam por algo mais, o que os levou a convidar Tiago Martins (baixo e samples) para completar o trio. O que inicialmente os uniu foi uma licenciatura em jazz, mas o caminho que trilham vai muito além das amarras tradicionais desse género.

O som dos SAMALANDRA é fluido e dinâmico, o que se reflete bem no seu primeiro lançamento, ARTIFICIÊNCIA INTELEGENCIAL, trabalho que vive de uma sonoridade luminosa, evocando a tranquilidade de uma caminhada por um jardim, apenas interrompida por refrescantes gotas de chuva tropical. O impacto deste single foi imediato com o trio lisboeta a ser distinguido com o prémio Novos Talentos FNAC 2024.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 60 min

 

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

   .  Feira de vinil

   .  DJ set com Rui Miguel Abreu

   .  Conversa(s) com Débora King (teclas e voz), João Neves (bateria), Tiago

      Martins (baixo e samples) e Hugo Lobo Trio 

   .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

Foto_Pedro_Tour_red_edited.jpg

PEDRO RICARDO TRIO

22 novembro . 21h30

 

Pedro Ricardo, multi-instrumentista, produtor e DJ português, afirmou-se imediatamente com o álbum de estreia do seu trio, Soprem Bons Ventos, editado pela prestigiada editora britânica Soundway.

Esta ideia de bons ventos a soprar está interligada com o sentimento de falta de algo e de tristeza. Numa nota positiva, há ainda um sentimento abrangente de que a felicidade também está à frente. ‘Soprem Bons Ventos’ representa uma ode ao passado, àqueles que vieram antes de mim, ligando-se ao meu presente e imaginando o futuro, explica o próprio Pedro Ricardo.

Estilisticamente, Ricardo ficou encantado com o jazz desde muito cedo, ao mesmo tempo que se apaixonou pela música folclórica - com raízes na sua infância em Portugal, mas agora englobando sons de Cabo Verde, Brasil e Espanha.

Em Soprem Bons Ventos, o músico entrelaça estas influências instrumentais com gravações de campo e eletrónica. O álbum é uma viagem que abrange a nostalgia, o amor, a saudade e a união, ternamente entrelaçados com uma percussão vibrante, sussurros de vozes, teclas elevadas e guitarras delicadas.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 60 min

 

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

   .  Conversa(s) com Pedro Ricardo (voz, baixo e guitarra portuguesa), Marco

      Duarte (bateria e percurssão) e Pablo Rizo (piano e sintetizador)

   .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

zajguar.jpg

ZAJGUAR . Concerto duplo

23 novembro . 21h30

No jazz, a comunicação telepática, a empatia e a partilha de uma mesma linguagem - ou múltiplas linguagens - ajuda a explicar o sucesso de algumas aventuras. Pode dizer-se que é esse o caso do trio Zajguar, projeto oriundo do litoral norte do país mas com referências múltiplas que cruzam oceanos e décadas.

Com Amun Zalo nos teclados, Filipe Neves a garantir os grooves do baixo e Alex Bastos a gerar imaginativas cadências na bateria, os Zajguar garantem que se regem principalmente pelo caminho que a música leva e não pelas convenções dos gigantes do recreio. Forma curiosa de dizer que conhecem os dogmas, mas não se sentem obrigados a segui-los como palavra inscrita em pedra.

A história, acreditam eles, é o que acontece em cada momento em que se cruzam.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

 

Classificação etária: M6          Duração: 45 min

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

      .  Feira de Vinil

      .  DJ set com Rui Miguel Abreu 

      .  Conversa(s) com Amun Zalo (teclado), Filipe Neves

         (baixo) e Alex Bastos (bateria) e Lana Gasparotti

      .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

Lana Gasparøtti 1.jpg

LANA GASPARøTTI . Concerto duplo

23 novembro . 22h45

O nome Gasparøtti evoca a imagem de uma performer nata, e, de certo modo, esta artista de Lagos com ascendência croata faz jus a essa ideia ao dar os primeiros passos a solo.

Após concluir os estudos em Piano Clássico e uma licenciatura em Piano Jazz, Gasparøtti colaborou com diversas bandas de estilos musicais variados, como Plasticine, Beatrice, Orfélia e Outer Game.

Em 2020 começou a escrever as primeiras músicas no seu quarto e apresentou-se como artista a solo. Em plena pandemia, criou grooves com um sabor inconfundível.

Something in my way, single lançado quase 3 anos depois, exemplifica a sua sonoridade única — uma faixa tão descontraída quanto complexa, com uma progressão envolvente e uma seleção cuidadosa de sintetizadores durante o solo. O estilo de Gasparøtti revela-se inclusivo e despretensioso, cruzando géneros e fronteiras musicais com naturalidade.

Ainda em 2020, Gasparøtti foi escolhida pelo público para integrar o alinhamento do Festival Emergente. Acompanhada por João Segurado no baixo e Sebastião Bergmann na bateria, o trio foi premiado com o título de Melhor Concerto Super Emergente.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 50 min

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

      .  Conversa(s) com Lana Gasparotti e Zajguar

      .  TrindaJazz na Casa . Mostra de talentos emergentes 

Duo JR BC v4 BW 8192 × 5464_red_edited.j

JÚLIO RESENDE  .  FADO JAZZ 

COM BRUNO CHAVEIRO & CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE S. JOÃO DA  MADEIRA

29 novembro . 21h30 

O mais recente espetáculo do pianista e compositor Júlio Resende representa uma viagem única pela alma musical portuguesa, entrelaçando tradição e inovação numa celebração poderosa da liberdade.

Este trabalho é especialmente significativo por marcar os 50 anos do 25 de Abril, homenageando o espírito revolucionário que moldou a identidade de Portugal, bem como pela sua relação íntima com África, refletindo as influências e diálogos culturais entre os dois continentes.

O seu último álbum, Júlio Resende Fado Jazz - Filhos da Revolução (2023), documenta de forma perfeita a celebração da liberdade, o 50º aniversário do 25 de Abril e a relação de Portugal com África.

Resende, que já trabalhou com grandes nomes como Salvador Sobral, Lina Rodrigues, Sílvia Pérez Cruz e Maria João Pires, é um músico único, que soube dar uma nova abordagem à canção portuguesa, um criador incansável que continuará a encantar-nos com as suas criações futuras, sem dúvida.

Com música original composta por Júlio Resende, este espetáculo conta com a presença de Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, que nos traz a sonoridade inconfundível e emotiva deste instrumento tradicional e uma técnica de qualidade excecional, e a participação especial do Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira.

Palco com cenografia do artista Israel Pimenta.

Classificação etária: M6          Duração: 60 min

Comprar

 ACONTECE NA CASA ... 

      .  Conversa(s) com Júlio Resende (piano), Bruno Chaveiro (guitarra

         portuguesa) e João Neves (maestro do coro)

      .  Entrega de Prémios da 15ª Bienal de Ilustração de S. João da Madeira

Atividades Paralelas

De 13 de outubro a 29 de novembro são muitas as atividades paralelas que acompanham a programação do Novembro o Jazz e que promete também DJ sets, conversas com artistas, feiras de vinil, concertos pela cidade, mostras de talentos emergentes, uma exposição e muito mais. 

_245532_Jazz em Agosto 2014_ MMM Quartet

AS MULHERES NO JAZZ 

Exposição de fotografia de MÁRCIA LESSA 

14 outubro a 03 novembro  .  10h00 às 22h00

Centro Comercial 8ª Avenida 

09 a 29 novembro . Em dias de concerto

Casa da Criatividade​​

Sala de aula vazia

CONVERSA(S) 

Encontros informais com os/as artistas que se apresentam na Casa da Criatividade e com moderação de Rui Miguel Abreu.   

9 . 15 . 16 . 22 . 23 e 29 de novembro

19h00 - 19h30  

Auditório da Casa da Criatividade

Desconto para professores de música

TRINDAJAZZ EM MOVIMENTO 

Concertos em palco móvel integrando jovens músicos e ilustradores e que, em conjunto, darão forma a um conjunto de espetáculos ilustrados.   

Ao longo de novembro em datas a anunciar 

Espaço urbano da cidade de S. João da Madeira  

Record Selection_edited.jpg

FEIRA DE VINIL com DJ SET

Ao longo de dois dias, a Casa da Criatividade vai dar lugar a uma feira de vinis onde poderá encontrar os seus artistas favoritos e, conhecer as propostas de alguns dos mais jovens talentos do jazz nacional. Nestes dias Rui Miguel Abreu apresenta-se, ainda, com um DJ Set.

13 outubro . 10h00 às 22h00 

Centro Comercial 8ª Avenida

16 e 23 novembro . 117h00 às 00h00

Casa da Criatividade

Dumming

MOSTRA DE TALENTOS EMERGENTES 

Apresentação de alunos e jovens talentos da cena jazz oriundos da Academia de Música de S. João da Madeira e da Escola Profissional de Música de Espinho   

9 . 15 . 16 . 22 e 23 de novembro

21h15 - 21h30  

Palco TrindaJazz na Casa da Criatividade

Trombeta

JAZZ NA AVENIDA 

Concerto com Samalandra e mostras de talentos emergentes oriundos da Academia de Música de S. João da Madeira e da Escola Profissional de Música de Espinho.   

Ao longo de novembro em datas a anunciar 

Centro Comercial 8ª Avenida  

ORGANIZAÇÃO 

Casa da Criatividade

Município de S. João da Madeira 

MEDIA PARTNER 

Antena 3

Apoios 

Cartonagem Trindade

Centro Comercial 8ª Avenida

parceiros 

Academia de Música de S. João da Madeira . Bienal de Ilustração de S. João da Madeira . Escola Profissional de Música de Espinho . Viarco - Fábrica Portuguesa de Lápis

bottom of page