o estado do mundo (quando acordas)
11 fevereiro . 15h00
Até que ponto objetos do nosso quotidiano podem ser responsáveis por grandes catástrofes naturais? Qual o impacto das nossas ações no outro lado do planeta? Esta peça coloca em cena relações de causa-efeito entre pequenos gestos e grandes consequências.
Edi é um rapaz de 8 anos com uma vida muito preenchida. Todos os dias consome e descarta muitas coisas, até que recebe um brinquedo convite inesperado. Nesse momento, inicia uma viagem por um mundo invisível aos seus olhos, marcado pela crise climática. Num mundo desacertado, é preciso olhar para o passado e fazer com que tudo bata certo no futuro. O tempo está sempre a contar.
Ficha Técnica . Texto Inês Barahona e Miguel Fragata | Interpretação Edi Gaspar | Cenografia Eric da Costa | Figurinos José António Tenente | Música original Fernando Mota | Desenho de luz José Álvaro Correia | Vídeo João Gambino | Adereços Eric da Costa, José Pedro Sousa, Mariana Fonseca e Rita Vieira (design gráfico) | Maker Guilherme Martins | Construção de cenografia Gate7 | Direcção técnica Renato Marinho | Consultoria Henrique Frazão | Produção executiva Ana Lobato e Luna Rebelo | Produção Formiga Atómica | Coprodução LU.CA – Teatro Luís de Camões, Comédias do Minho, Materiais Diversos e Théâtre de la Ville | Agradecimentos Ana Pereira, Andreia Luís, Beatriz Castanheira, Carlos Félix/Decolab, Carlos Miguel/IMPERSOL, Dalila Romão, David Palma, Dina Mendonça, Elisabete Pinto, Joana Ascensão, João Ribeiro, Lara Soares, Maria Mestre, Mónica Talina, Paulo Teixeira/Fablab EDP, Raquel Castro, Rita Conduto, Susana Gaspa
Casa da Criatividade
Teatro . M6 . 50 min
o espuma do mar . CONTO IMERSIVO
11 MAIO . 15h00 e 16h30
O escuro pode meter muito medo, mas se esse escuro tiver luzes mágicas e histórias, tudo fica diferente. Um conto visual, sonoro, poético e mágico que só se consegue decifrar com uma luz especial. Música, sons e efeitos de luz vão envolver os participantes numa aventura visual e sonora.
Paços da Cultura
M3 . 50 min
Lotação máxima: 15 pax / sessão
descobridores
12 MAIO . 10h00 e 11h30
Chegam pelo mar os descobridores. Recebidos pela mãe-ilha viajam pelo embalar dos abraços. Em cada terra nasce um menino, em cada terra nasce uma mãe.
Em Portugal o gato brinca, no Brasil os pássaros voam e a mãe é grande, em África a mãe é chão e é terra, na Índia as mãos e os pés da mãe brilham e agitam-se de sons, em Timor a terra é um lugar imaginário que nos leva a jogar, na China os dragões saltam e a mãe tem mãos que dançam, tocam e embalam.
Um espetáculo que é também Terra de cores, cheiros e sons, a descobrir com os pais e com aqueles que nos embalam.
Casa da Criatividade
Teatro para bebés . 0 a 5 anos . 50 min
crasssh babies_1.0
14 julho . 10h00 e 11h30
Uma combinação única de percussão, movimento e comédia visual, em que tudo é pretexto para produzir som, com uma energia contagiante. Com diferentes sonoridades, provenientes de objetos do quotidiano, tudo serve para estimular os sentidos dos mais pequenos e proporcionar momentos únicos entre pais e filhos. Esta é uma viagem pelo mundo CRASSH com a sua linguagem vocal própria - o Crasshones - entendida por todos.
Parque Urbano do Rio Ul
Música . 0 aos 5 anos . 45 min
Entrada gratuita . Inscrição onbrigatória: casadacriatividade@cm-sjm.pt
bzzzoira moira
21 julho . 10h00 e 11h30
As lendas de mouras encantadas povoam todo o país. Do Norte conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde busca água. Este é o início de uma extraordinária história. À noite, quando percorro as ruas, recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.
Parque de Nossa Senhora dos Milagres
Teatro infantil . M4 . 50 min
Entrada gratuita
piano oceano
27 outubro . 15h00
Piano Oceano é o primeiro disco da pianista Mariana Miguel, que utiliza o piano preparado e técnicas não convencionais para nos transportar até lugares imaginários, onde a água abunda em diferentes estados, bem como outros elementos da paisagem. Nele o som do piano é transformado organicamente assumindo o timbre de outros instrumentos, como a guitarra ou os sinos, mas também dos elementos naturais com os quais dialoga: o mar, a chuva, o canto dos pássaros e das cegonhas
O espetáculo cruza as composições do disco com as videoprojeções de Jorge Graça, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim. Há ainda uma componente exploratória – a de dar a público oportunidade de fazer parte do processo criativo, neste caso, “entrando” dentro do piano, observando e acompanhando as preparações e a manipulação cuidada do instrumento.
O espetáculo integra um programa de medição dirigido a crianças e famílias, o qual será desenvolvido na manhã do dia do evento
Paços da Cultura
Música . M6 . 50 min
o grande lago
15 dezembro . 10h00 e 11h30
No polo norte as cores juntam juntam-se nos céus formando um enorme manto branco. A mãe urso e o seu filhote brincam e dão grandes mergulhos no mar gelado. Mas a cada dia que passa as cidades aproximam-se, e descongelam a sua casa. A mãe urso e o seu filhote partem. Para onde? É o que vamos descobrir.
O aquecimento global e a poluição dos mares tornou-se um dos maiores problemas da Terra. A partir da história de uma família de ursos polares, apresentamos um trabalho de arte e ambiente, com manipulação de objetos, marionetas e sombras projetadas.
Casa da Criatividade
Teatro . M3 . 50 min