Criação de projetos artísticos participativos
Formação
Um programa de formação de média duração, dirigido a quem pretende especializar-se na criação artística participativa e que se divide em 8 módulos: Arte Participativa e Democracia Cultural; Monitorização e Avaliação; Produção; Programação; Comunicação e Redes; Mediação e Ativação; Processos criativos; e Laboratórios de experimentação.
Arte Participativa e Democracia Cultural
Magda Henriques | Joana Meneses Fernandes
Introdução aos conceitos de Arte Participativa e Democracia Cultural, a partir de uma perspetiva histórica e teórica. Apresenta-se uma contextualização das noções e dos princípios que norteiam as práticas artísticas participativas.
A teoria é complementada com a partilha de boas práticas.
Paços da Cultura
2 Outubro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
monitorização e avaliação
isabel reis | carlota quintão
Quais os aspetos gerais a ter em consideração quando se pensa um projeto de participação ou de cocriação com comunidades? Neste módulo, discute-se ainda sobre processos de avaliação, com especial foco em estratégias que reflitam sobre a multidimensionalidade dos projetos participativos, a criação de memória e a análise de resultados, a partir de indicadores quantitativos e qualitativos.
A sessão inclui a partilha de ferramentas e exemplos práticos.
Paços da Cultura
9 Outubro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
PRODUÇÃO
CLÁUDIA HORTÊNCIO | ROLANDO BABO
Este módulo agrega as várias dimensões operacionais exigidas na implementação de um projeto participativo: gestão de projeto, planeamento e acompanhamento, legislação, introdução ao conceito de direitos de autor, instrumentos de financiamento, noções de acessibilidade e práticas organizativas sustentáveis.
A sessão inclui a partilha de ferramentas e exemplos práticos.
Paços da Cultura
21 Outubro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
PROGRAMAÇÃO
ANTÓNIO PEDRO LOPES | FÁTIMA ALÇADA
Qual o papel da programação na democratização cultural? O módulo explora a programação de projetos participativos, a sua relevância no espaço público e no posicionamento das instituições, a importância do enunciado, da escuta e de modelos programáticos mais horizontais.
A sessão inclui a partilha de ferramentas e exemplos práticos.
Paços da Cultura
28 Outubro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
COMUNICAÇÃO E REDES
MARIA INÊS SANTOS | HUGO FERREIRA
Um módulo formado por duas dimensões distintas, mas complementares: comunicação e redes. No campo da comunicação, abordam-se os desafios dos projetos participativos, comunitários e territoriais, através da partilha de ferramentas e metodologias para desenhar uma estratégia de comunicação adequada. Na segunda parte, exploram-se as estratégias de conexão com o poder local, nacional e internacional, evidenciando caminhos possíveis para a construção de redes que promovam a sustentabilidade dos projetos participativos e a criação de cena artística local.
A sessão inclui a partilha de ferramentas e exemplos práticos.
Paços da Cultura
11 Novembro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
mediação e ativação
catarina claro | vanessa madail
Exploração do papel da mediação nos projetos artísticos participativos, no diagnóstico, mapeamento e implementação de atividades para a mobilização e ativação de públicos, a relação com parceiros institucionais e cívicos, o papel do mediador no terreno e as técnicas de mediação e acompanhamento de públicos.
Apresenta-se ainda desenhos de programas e ferramentas de mediação.
Paços da Cultura
18 Novembro » 10h00 às 17h30 (6 horas)
Lotação máxima: 25 pax
processos criativos
pele | ondamarela
Nesta sessão, serão partilhadas diferentes perspetivas sobre os processos de criação artística participativa, a partir de experiências, métodos e ferramentas de quatro estruturas artísticas que participam no programa Atos, em 2024.
Paços da Cultura
25 Novembro e 3 Dezembro
10h00 às 17h30 (12 horas)
Lotação máxima: 25 pax
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO
MARCO PAIVA | HUGO CRUZ
Dois dias de laboratório para o desenvolvimento de projetos participativos, com o acompanhamento de especialistas.
Paços da Cultura
10 e 16 Dezembro
10h00 às 17h30 (12 horas)
Lotação máxima: 25 pax
A formação Criação de Projetos Artísticos Participativos é especialmente dirigida aos profissionais da cultura (artistas, mediadores, produtores, técnicos e programadores). É de frequência gratuita mas tem limite no número de vagas por módulo, pelo que a inscrição prévia é obrigatória.
As inscriçõs devem ser realizadas até dia 27 de setembro aqui
Esta atividade integra o Atos, um programa de arte participativa que inclui ainda projetos artísticos, fóruns e uma conferência.
Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com as Câmaras Municipais do Funchal, Lamego, Loulé e S. João da Madeira.