
amor é um fogo que arde sem se ver
com Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra
Abertura do Festival de Teatro
23 março › dom. 17h00
No âmbito das comemorações do V centenário do nascimento do poeta, um espetáculo d’A Barraca sobre a vida e obra de Luís Vaz de Camões.
Com dramaturgia e encenação de Hélder Mateus da Costa e a participação de Maria do Céu Guerra, o este espetáculo conta a viagem de Luís Vaz de Camões, o navegador da Língua Portuguesa, transportando memórias de amores e desamores, muitas perdas e maus tratos e prisões operados em sigilosos conluios por muitos inimigos seus contemporâneos.
Um espetáculo poético que remete para a História sem ser historicista.
Casa da Criatividade | aprox. 120 min
a fábula dos mais espertos
CULTURA VIVA ›› 26 março › qua. 21h30
Quando os animais aprendem a falar, é sinal que estão mais próximos do Homem, o que pode não ser muito mau... se for só na fala! O pior é quando essa aproximação se dá a outros níveis, como por exemplo, no que diz respeito à maneira de ser, e sobretudo à possível aquisição dos seus defeitos. Pois neste caso, infelizmente, a fala juntou-se ao mau feitio e o resultado foi caótico...
Paços da Cultura | aprox. 45 min
O GATO, A GAIVOTA E A CAPACIDADE DE VOAR
3.º GRAU DO CURSO BÁSICO DE TEATRO ›› 28 março › sex. 11h30
História de uma gaivota apanhada pela maré negra, pela peste negra, a maldição dos mares e do gato que a acolheu e lhe prometeu cuidar da gaivotinha e a ensinar a voar. Muitos amigos o ajudam e a fazem crescer, mas voar, o voar, só o poeta o consegue fazer. É preciso saber sonhar para se poder voar.
Escola João da Silva Correia | aprox. 50 min
Evento fechado à participação de alunos das escolas de S. João da Madeira
É COM CADA UMA!
ANIM'ARTE ›› 28 março › sex. 21h30
É com cada uma! é uma comédia que invade a história de Portugal e relembra a importância de invenções que mudaram o rumo das relações humanas.
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
a bananeira da maribel
ROSTOS E MÁSCARAS ›› 29 março › sáb. 21h30
Em obediência ao estilo habitual, subirá ao palco uma farsa irreverente, satírica e mordaz, que procura denunciar a crendice e a imoral moralidade de outros tempos, fazendo a ponte com a atualidade.
Paços da Cultura | aprox. 60 min
uma herdeira e dois malandros
GEDE ›› 30 março › dom. 15h30
A história anda à volta de D. Ambrósia Côrte Real que vem à cidade procurar a sua neta e instala-se na Pensão Bernardes, onde a sua fortuna desperta a atenção dos hóspedes. Com malandros, intrometidos e um plano de assassinato, será que a velha senhora consegue sair ilesa da visita?
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
um coração do tamanho do mundo
BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE S. JOÃO DA MADEIRA ›› 02 abril › qua. 14h30
O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira leva a cena, com a participação de pessoas voluntários/as e colaboradores/as e utentes da CERCI S. João da Madeira, uma adaptação do livro Todos Temos Asas, mas Apenas os Voluntários Sabem Voar, da Sónia Fernandes, no âmbito do projeto MOM – Mudar o Mundo, da Pista Mágica – Inovação & Voluntariado.
Casa da Criatividade | aprox. 30 min
Evento fechado à participação de alunos das escolas de S. João da Madeira
sob o meu chapéu
(ENTRE)LINHAS ›› 03 abril › qui. 19h00
Uma performance sensorial e imersiva que convida o público a descobrir a instalação Se o meu Chapéu Falasse, que espelha a invisibilidade de quem vive com uma doença mental. Através de narrativas reais, a performance dá corpo e voz a experiências de isolamento, luta e resiliência, num convite a sentir nas pausas, nos gestos e palavras— o peso e a beleza da complexidade humana.
A referida instalação enquadra-se no Programa Coordenadas, implementado pelo Município de S. João da Madeira, em parceria com a Mentemovimento, financiado pelo PRR-Plano de Recuperação e Resiliência
Museu da Chapelaria | aprox. 60 min
tribs
TRILHO (EN)CENA ›› 04 abril › sex. 21h30
Tribs [tri.bs]
Nome comum masculino
1. Local de passagem;
2. Área apropriada por um grupo;
3. Abrigo para a partilha de pensamentos, sentimentos e novas experiências;
4. Sítio onde se reúne um grupo de amigos;
5. Meio propício à criação de memórias;
6. Espaço para fazer uso de estupefacientes;
7. Lugar frequentado por indivíduos com mau aspeto;
8. Ponto de encontro para um crescimento conjunto;
9. [figurado] Zona de perdição dos tesouros de seus pais;
10. Spot.
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
Reclama!? Que eu Gosto
3ACTUS ›› 05 abril › sáb. 21h30
Reclamar é algo inerente ao ser humano e tudo acontece na aldeia de Reclama. Com uma divertida comédia assiste-se ao retrato de um país que em qualquer momento e situação sabe fazer bem uma coisa: Reclamar!
Paços da Cultura | aprox. 60 min
não é a minha cena!
TOJ ›› 06 abril › dom. 15h30
Uma família, que abre a casa a todos os amigos e vizinhos, tem em mãos vários problemas: salvar o galo Tenório, salvar a Humanidade e gerir tensões geracionais… Lá em casa todos têm voz, mas quem manda...
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
a idade da poesia
LUA NOVA ›› 08 abril › ter. 21h30
A Idade da Poesia é uma sucessão quase aleatória de sketches, entremeados com leituras dramatizadas de poemas da tradição literária, que explora a espontaneidade, o encanto e o propósito da poesia lírica através das eras. Adaptados de excertos de livros marcantes da nossa infância e da adolescência, os diálogos refletem de forma singela o poder transformador das palavras, mostrando como elas revelam emoções e sentidos que transcendem o tempo e o espaço.
Paços da Cultura | aprox. 60 min
salero.pt
A BEM DIZER ›› 09 abril › qua. 21h30
Algures, numa zona fronteiriça, a Pousada da Virtude esconde um mistério. Muitos são os envolvidos que se emaranham em aventuras, desventuras, saleros e viras. E não é que vira mesmo!
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
simplesmente...
ASSP ›› 10 abril › qui. 21h30
Em 1960 o entretenimento de muitas famílias era bem diferente do que é hoje. Eram parcos os meios de comunicação. Era grande a fidelidade às histórias que se contavam dia após dia.
Paços da Cultura | aprox. 60 min
estás a brincar ou quê?
PALCO TAGARELA e ARTES DE PALCO ›› 11 abril › sex. 21h30
É na mesma casa da sua infância onde, 15 anos depois, Júlia, Joaquim e Joana reencontram os seus brinquedos. Tal como a casa, abandonaram os seus sonhos e os seus traços – mas o passado permanece e assombra-os. Estás a brincar ou quê?, um teatro musical infantojuvenil, com música ao vivo pela Academia de Música de São João da Madeira, que nos mostra o quão controlados podemos ser pelo passado… ainda que de uma frase tão luminosa como a de se ser criança.
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
quero-vos como a comida quer ao sal
OFICINA DE ARTISTAS ECOS URBANOS ›› 12 abril › sáb. 21h30
Peça de teatro para crianças e jovens, é uma adaptação do livro Leandro, o rei de Helíria, de Alice Vieira (com um enredo semelhante ao de Rei Lear, de Shakespeare). Uma poderosa mulher, dona de um império de negócios, decide fazer as partilhas dos bens pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigada pela sua cegueira, a outrora poderosa mulher expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salva e perdoada pela filha mais nova, entretanto reencontrada.
Paços da Cultura | aprox. 60 min
DEPOIS DA AURORA
SERAFINS ›› 13 abril › dom. 15h30
A inconsciência humana não para de crescer. Numa combinação de esforços, a ciência e a tecnologia lutam para assegurar a sustentabilidade ambiental e proteger a vida terrestre. Infelizmente, quando o ego se torna um instrumento do poder, a história da humanidade pode ficar comprometida.
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
CONEXÕES IMPROVÁVEIS
MÚSICA&ARTES ›› 16 abril › qua. 21h30
Todos sabemos como a tecnologia domina a nossa vida diária. Todos sabemos a influência que tem essa mesma tecnologia na vida das nossas crianças. Rubi é uma criança que começa a descobrir esse mundo e toda a sua grandeza. Até onde irá essa dependência de Rubi? E se ela tiver a oportunidade de conhecer mais de perto esse mundo? Uma amizade improvável poderá surgir e complicar todos os sentimentos dessa menina. Será ela capaz de resistir à sedução duma realidade digital em troca da união e saúde da sua família?
Paços da Cultura | aprox. 60 min
a pequena sereia
ANIMOPARQUE ›› 17 abril › qui. 21h30
A Pequena Sereia conta a história de Ariel, uma jovem sereia curiosa e determinada, fascinada pelo mundo humano. Contra a vontade do pai, o Rei Tritão, Ariel faz um acordo com Úrsula, a astuta bruxa do mar, trocando a sua bela voz por pernas humanas. Na superfície, Ariel conhece o príncipe Eric e vive uma emocionante jornada de amor, coragem e autodescoberta, enfrentando desafios para equilibrar os dois mundos a que pertence. A peça celebra a importância de seguir os próprios sonhos, mantendo a autenticidade e a força interior.
Casa da Criatividade | aprox. 60 min
barca
ACEITE ›› 19 abril › sáb. 21h30
A partir da obra Auto da Barca do Inferno, surge a adaptação BARCA, que conta o final fatídico de alguns personagens. Ao chegarem ao cais celestial são remetidos para duas diferentes barcas: a da Glória e a do Inferno. Apesar da linguagem arcaica, este espetáculo dá, como prenda de 10 anos, um momento de escolhas inevitáveis: rir ou chorar por mais.
Paços da Cultura | aprox. 60 min
portugal à vista!
INTERMITÊNCIAS ›› 22 abril › ter. 21h30
Uma ida à praia pode ser uma experiência inesquecível. “Portugal à vista!” é uma comédia hilariante, símbolo da descontração do povo português nos seus tempos livres...
Paços da Cultura | aprox. 60 min
1976 - A evolução dos cravos
d'Associação Setúbal Voz
Encerramento do Festival de Teatro
25 abril › sex. 17h00
Celebrando os 50 anos do 25 de Abril, esta ópera apresenta uma visão psicadélica sobre acontecimentos históricos e sobre a natureza e resposta diversa do ser humano, perante os desafios de ambientes sociais e políticos complexos.
A peça situa-nos nos anos 1970, no pré e pós-revolução, através da história de Eulália e Vicente que acompanhamos desde que partilham estudos na mesma faculdade. A 25 de Abril de 1974 cruzam-se por acaso no Largo do Carmo. E continuam o seu percurso, de braço dado com os cravos.
Com direção artística de Jorge Salgueiro, música de Vítor Rua, libreto de Risoleta C. Pinto Pedro e encenação de Iolanda Rodrigues, este espetáculo integra um projeto operático inspirado nas Constituições portuguesas (1822, 1911 e 1976) e numa distópica constituição não-democrática (2030!), ainda por vir, a TETRALOGIA OPERÁTICA SOBRE 4 CONSTITUIÇÕES PORTUGUESAS.
Casa da Criatividade | aprox. 120 min
+ INFORMAÇÕES
Bilhetes: 4,50€, exceto para os espetáculos de abertura e encerramento do Festival de Teatro.
Locais de venda: BOL - Bilheteira online, Paços da Cultura, Loja de Turismo de S. João da Madeira (Torre da Oliva), Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), CTT, El Corte Inglês, Lojas FNAC, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy e através da linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO.
Classificação etária do Festival: maiores de 12 anos

O Festival de Teatro de S. João da Madeira integra a programação da RTCP no quadiénio de 2024 - 2027