top of page
Design sem nome_edited_edited.jpg

Monólogo de uma mulher

chamada Maria com a sua patroa

de Sara Barros Leitão | Cassandra

Abertura do Festival de Teatro 2024

24 março  ›  dom. 17h00  

Este é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, que dá o mote para o espetáculo. Parte-se da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico, em Portugal, para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança. É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.

Criação e interpretação Sara Barros Leitão | Assistência à criação Susana Madeira | Coordenação da pesquisa Mafalda Araújo | Desenho de luz Cárin Geada | Desenho de som José Prata | Figurinos e cenografia Nuno Carinhas | Produção Susana Ferreira | Operação de luz Cárin Geada ou João Teixeira | Operação de som Maria Peres ou Mariana Guedelha | Execução de costura Ponto Sem Nó | Conceção de maquinaria António Quaresma | Registo de vídeo Mariana Vasconcelos | Design Marta Ramos

Residência de coprodução O Espaço do Tempo | Coprodutores 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cineteatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste / Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato | Parceria Livraria Poetria | Projeto financiado por República Portuguesa e DGARTES . Direção Geral das Artes.

Casa da Criatividade  |  90 min

Bilhetes aqui

Cravos de Liberdade  

ANIM'ARTE    25 março › seg. 21h30

“Cravos de Liberdade” é um espetáculo que pretende juntar-se às comemorações do 25 de Abril.

É uma oportunidade para revisitar momentos históricos, recordar figuras simbólicas e recolher testemunhos reais… ou quase! Na verdade, todos os que viveram esses tempos memoráveis guardam peripécias, algumas hilariantes, que o Anim’Arte irá partilhar em palco.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

A culpa é do relógio 

3ACTUS  ›  26 março › ter. 21h30  

Através de uma divertida comédia somos capturados na cápsula do tempo. Ele é o dono de tudo!

Por mais que façamos não conseguimos fugir e a culpa é do relógio?!

Paços da Cultura  |  50 min

Bilhetes aqui

 

quebra-nozes  

ANIMOPARQUE  ››  27 março › qua. 21h30

Na noite de consoada, Clara recebe um presente muito especial da sua tia misteriosa: um Quebra-Nozes. Inesperadamente, este ganha vida e juntos vão travar uma batalha memorável contra o poderoso Rei Rato e o seu exército de ratos, num mundo de sonho e fantasia.

Será que vão vencer esta batalha?

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

ó, vai-me à loja!!

PALCO TAGARELA  ››  28 março  ›  qui. 19h00 

Sofia é uma adolescente como qualquer outra: com paixonetas, amizades estranhas e dúvidas existenciais. Nos dias que antecedem o seu aniversário, depois de entrar numa nova e invulgar loja do centro comercial da sua cidade, é transportada numa aventura mágica que lhe vai dar uma perspetiva inesquecível em relação a si e aos que a rodeiam.

Baseando-se nos temas da liberdade e direitos de expressão e de género, “Ó, vai-me à loja!!” traz a público temas atuais, contados pelos adultos do futuro, deixando a questão “Quem somos nós aos olhos dos outros?”

Loja U-BOX  |  45 min

Bilhetes aqui

 

os turistas   

OFICINA DOS PEQUENOS ARTISTAS ECOS URBANOS  ››  28 março › qui. 21h30 

Uma professora, um talhante, um árabe, uma fotógrafa e um surdo-mudo com muitos segredos a revelar, fazem parte de um grupo de turistas que não se conhecem e fazem uma excursão ao castelo de Coimbra. Uma viagem muito atribulada, com algumas paragens pelo caminho onde se desenrolarão algumas peripécias cheias de humor, com algum suspense mas que no fim acaba em amor.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

o monstro da vergonha 

MÚSICA & ARTES  ››  29 março › sex. 19h00 

O Teatro de Sombras “O monstro da vergonha” pretende contar a história duma menina que se apercebe que tem um monstro dentro dela e que não lhe deixa espaço para ela se expressar e ser livre. Como conseguirá esta menina vencer este monstro? Será a vergonha um monstro que ataca só as crianças?

Uma adaptação para teatro do livro de Tânia Carneiro.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

konichiwa 

A BEM DIZER  ››  03 abril › qua. 21h30 

  

Konichiwa a todos!

Em Tóquio, duas famílias japonesas, com raízes genealógicas nos colonizadores portugueses, preparam azafamadamente a ida à Sakura, a festa das cerejeiras em flor. Simpáticos e acolhedores como são, convidam todos os sanjoanenses para os acompanharem… desde que munidos de farnel, claro!

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

intermitências

TRILHO (EN)CENA  ››  04 abril › qui. 21h30  

Já se cruzou com o Vasco na rua? Mas conhece o Luís, certo? O Pontinha já o ajudou a arrumar o seu carro? Leu sobre o Pestana nos jornais? E os outros? Já os viu à espera? Se não, não há problema. Esta peça conta-lhe estas e outras histórias, num jogo entre sonho e realidade. Duas linhas intermitentes que se cruzarão com a sua, em data e hora a designar.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

a liberdade é um pássaro azul 

TOJ  ››  05 abril › sex. 21h30 

“A Liberdade é um pássaro azul” apresenta Portugal, em tempos de opressão salazarista, pintado em quadros gravados na memória de quem viveu esses tempos. Esta peça é também uma oportunidade para os jovens do século XXI destacarem o valor da Liberdade e das liberdades.

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

turbilhão de emoções

ARTES DE PALCO  ››  06 abril › sáb. 15h30 

“Turbilhão de Emoções” convida o público a embarcar numa viagem cómica e divertida até ao mundo de Alice, uma criança que atravessa um momento difícil com a separação dos pais e a mudança para uma nova cidade. Com a sua vida virada do avesso e longe dos amigos que sempre conheceu, Alice contará com a ajuda das próprias emoções numa aventura de autoconhecimento e que lhe trará valiosas lições para a vida.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

na minha mão uma mala de cartão

LUA NOVA  ››  07 abril › dom. 15h30

Dentro de uma mala, muita coisa podemos levar e quando a mala é de cartão nela pode também ir o nosso coração.

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

objetivamente  

CULTURA VIVA  ›› 09 abril › ter. 21h30 

Objetivamente é uma sequência de cenas da vida real, objetivamente ficcionadas. O seu criador é um homem obstinado pela vontade de trazer para o mundo das artes ideias objetivamente revolucionárias. A sua missão, porém, é dificultada pela falta de talento daqueles com quem tem que contar, para a concretização do seu ideal artístico.

Paços da Cultura  |  55 min

Bilhetes aqui

 

o grande show dos m.p.  

AceiTe  ››  10 abril › qua. 21h30 

Um grupo de trolhas desloca-se até Monte dos Pintos e prepara-se para mais um dia de trabalho. Em todas as construções, existem momentos que ficam para a história. Moldam-se quadros inusitados de riso e de algo que ninguém está à espera. E tal como sempre vemos, todas as obras ficam a meio…

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

marotices da cobra 

ROSTOS E MÁSCARAS  ››  11 abril › qui. 21h30 

Intemporal, satírica e irreverente, a diegese deixa no público a sensação do insólito e da inverosimilhança. Com graça e ironia depara-se-nos um Iscariotes irreverente e mordaz. A não perder a beleza escultural da mítica Eva.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

auto da divina anunciação

GEDE  ››  12 abril › sex. 21h30 

O anjo Gabriel foi incumbido por Deus para anunciar à Maria o nascimento do Menino Jesus, o salvador do mundo. Até aqui tudo normal, só que, o anjo meio destrambelhado, deu a notícia a outra Maria e a outro José para serem os pais terrenos do Messias, comprometendo assim, os planos de Deus.

Ao descobrir o erro do anjo, Deus ordena que ele encontre os verdadeiros pais da criança, Maria de Nazaré e José Carpinteiro. Para dificultar ainda mais esta missão, Lucifer entra na jogada e tenta acabar de vez com os planos do Altíssimo.

Conseguirá o Anjo cumprir a sua missão?

Conseguirá o Belzebu levar a melhor sobre Gabriel?

Hummm!!! Só vendo.

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

no dia em que a escola fechou 

OFICINA DE ARTISTAS ECOS URBANOS  ››  13 abril › sáb. 15h30 

Vandalização do carro do Presidente do Conselho Executivo, um estalo numa professora, uma pichagem na parede, computadores destruídos, uma cadeira atirada pela janela, um extintor atirado à cabeça de uma colega. 6 gestos desesperados de "rebeldia" 6 jovens incompreendidos, em conflito com a Escola e consigo próprios, 6 realidades distintas sintetizadas num espaço escolar.

Espetáculo sobre ser adolescente, as relações entre a escola e o indivíduo e os fenómenos de violência que nela se desenvolvem.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

os museus são uma seca

ASSP  ››  13 abril › sáb. 21h30 

Aos Domingos a família gosta de sair para apanhar ar e nunca falta a visita a um museu… bolas, se isto é arejar… cá para mim é mofar!!! Sempre a mesma coisa… pagar bilhete, olhar para coisas sem vida, perceber népias e ainda por cima escrever relatório para a subida da nota de Português e mostrar que sou interessado e culto… Um dia isto ainda vai mudar…

Centro de Arte Oliva  |  40 min

Bilhetes aqui

 

vila dos ventos  

SERAFINS  ››  14 abril › dom. 15h30 

Vila dos Ventos, uma vila pitoresca e acolhedora do Norte do país, amanhece para dar a conhecer ao mundo o seu ex-líbris. Nela tudo é insólito: os eventos, os habitantes e até os visitantes. Este é um destino peculiar e uma possibilidade de roteiro turístico imperdível.

Casa da Criatividade  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

maria na fábrica das maravilhas 

(ENTRE)LINHAS - MENTEMOVIMENTO  ››  16 abril › ter. 19h00 

Numa reinterpretação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, a peça segue Maria, uma ousada operária na fábrica de chapéus de Espadas. Enquanto desafia as normas com suas criações inovadoras, enfrenta acusações de incitar a rebelião. Acompanhada por uma música ao vivo envolvente, a peça explora a luta pela liberdade na expressão artística e convida o público a participar ativamente de forma sensorial. O espetáculo oferece uma imersão profunda, um espaço para explorar sensações e emoções intensas…

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

um coração do tamanho do mundo 

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE S. JOÃO DA MADEIRA  ››  17 abril › qua. 14h30 

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira leva a cena, com a participação de voluntários/as, colaboradores/as e utentes da CERCI S. João da Madeira, uma adaptação do livro: "Todos Temos Asas, mas Apenas os Voluntários Sabem Voar", da Sónia Fernandes, no âmbito do projeto MOM - Mudar o Mundo, da Pista Mágica - Escola de Voluntariado.

Casa da Criatividade  |  30 min

Evento fechado à participação de alunos das escolas de S. João da Madeira 

o poder de uma máquina 

TRUPE DOS SONHADORES  ››  17 abril › qua. 21h30 

O que é a vida? Como vivemos a vida e olhamos para esta? Será que já nos esquecemos do que é viver? Ou vivemos tão atarefados que já nem sabemos quem somos. Tão na nossa vida que esquecemos da do outro. Será que nos esquecemos de quem somos?

Como Fernando Pessoa dizia será que sabemos quantas almas temos ou andamos tão consumidos com a opinião do outro que já nos esquecemos que não somos máquinas. Temos sentimentos, emoções, o rrrrr eterno e nervos para seguir. Não somos semideuses, o sangue corre-nos nas veias, o coração bate e nos sentimo-lo a bater. E tu és máquina ou vives a própria tua vida?!

Museu da Chapelaria  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

fi-lo por portugal 

TROUPE  ››  18 abril › qui. 21h30 

João, proprietário de um humilde café no centro da cidade de São João da Madeira, escreve as suas memórias, recordando as peripécias que teve durante a revolução do 25 de abril e fazendo alusão aos tempos conturbados em que vive nos dias de hoje.

Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

 

do olimpo ao convento 

ENTRE CENAS  ››  20 abril › sáb. 21h30 

O que aconteceria se os Deuses do Olimpo decidissem visitar a Terra e para os receber encontrassem um grupo de amáveis freiras? Dois mundos, uma só gargalhada.

Paços da Cultura  |  aprox. 60 min

Bilhetes aqui

REVOLUTION (Título Provisório) 

cocriação de ASTA, Baal17, d'Orfeu e O Teatrão

Encerramento do Festival de Teatro 2024

21 abril ›  dom. 17h00  

16 intérpretes entre atores e músicos celebram os 50 anos da revolução portuguesa do 25 de Abril.

Os textos de Tiago Alves Costa e encenação de Gonçalo Guerreiro propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espectador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje. Se pensarmos no Teatro do Absurdo e em como a existência humana no presente parece desprovida de sentido, quando comparada com os projetos que nos mobilizaram há décadas atrás, começa a vislumbrar-se o cerne de REVOLUTION.

Num mundo em que tudo está à venda, propõe-se uma revolução em inglês, para chegar a todo o lado, e uma reflexão sobre a necessidade de mudar o rumo das democracias atuais que, entre um aceleracionismo delirante e ciclos políticos sem reformas estruturantes, inibem a ideia de futuro.

Texto Tiago Alves Costa | Encenação, dramaturgia e cenografia Gonçalo Guerreiro | Direção musical Artur Fernandes | Interpretação Beatriz Mendes (trombone), Carmo Póvoas Teixeira, Carolina Carvalhais, David Meco, Edmilson Gomes, Eva Tiago, João Gomes, Marco Ferreira, Mónica Tavares, Patrícia Lestre (ukulele, voz), Rodrigo Neves (saxofones), Rui Ramos, Sandra Serra, Sérgio Novo, Sónia Sobral (acordeão) e Teosson Chau | Composição musical Artur Fernandes exceto Negócio de Lágrimas e Lobo do Mar (Patrícia Lestre) e Improviso REVOLUTION (Rodrigo Neves) | Direção vocal Patrícia Lestre | Direção técnica e Desenho de luz Pedro Fonseca | Figurinos Filipa Malva | Adereços Fabrice Ziegler | Fotografia Fabrice Ziegler, Ana Filipa Flores | Comunicação Ana Filipa Flores, Isabel Craveiro, Sandra Serra e Rui Pires | Grafismo Paul Hardman | Construção de cenografia José Baltazar | Operação de som Rui Oliveira | Coordenação de produção Isabel Craveiro | Produção executiva Hélder Carvalho | Cocriação ASTA, Baal 17, d’Orfeu AC e O Teatrão. A ASTA, a Baal17, a d’Orfeu e o Teatrão são estruturas financiadas pela Direção‑Geral das Artes..

Casa da Criatividade  |  90 min

Bilhetes aqui

+ INFORMAÇÕES

Bilhetes: 4,50€, exceto para os espetáculos de abertura e encerramento do Festival de Teatro.   

Locais de venda: BOL - Bilheteira online, Paços da Cultura, Loja de Turismo de S. João da Madeira (Torre da Oliva), Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), CTT, El Corte Inglês, Lojas FNAC, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy e através da linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO.

Classificação etária do Festival: maiores de 12 anos

​​

Paulo_Carvalho_red.jpg
Revolution_┬®Fabrice Ziegler_red.jpg
bottom of page