top of page
Image00001.JPG

PE_SOA
Índice de Incógnitas para a Escuta de Lugares

Assumindo que todos os lugares ecoam os corpos que os habitam e preenchem, esta criação começou por escutar as invisibilidades de cada uma das comunidades nela envolvidas, dando forma ao mote Ouvir, sentir e presenciar, juntos. E deste resultado encontrou-se uma cidade cheia de recursos, mas onde se ouviram ecos de isolamento e testemunhos duma inércia cidadã instalada. 

Assim desejou-se, acima de tudo, ativar as comunidades locais para serem mais participativa na construção do seu presente-futuro.

Um processo assente num programa multidisciplinar que se foi desenvolvendo entre abril e junho de 2023. 

Lugar Específico, com o seu corpo multidisciplinar, foi o estímulo para que de cada encontro resultasse o tempo e o espaço necessários para escutar ideias, necessidades e desejos na relação com cada um, com o grupo e com o território de S. João da Madeira. Os registos audiovisuais recolhidos ao longo do processo serviram de inspiração para a equipa e as comunidades criarem — numa assinatura conjunta — ações alinhavadas no que se sonhava para um amanhã.

Iniciando-se em abril, a proposta passou pela realização de um mapeamento da cidade e potenciais públicos-alvo do projeto, intercalado com a realização de diversos encontros e momentos de reflexão.

Daqui surgiu o Grupo de Ativação Criativa, formado por pessoas com idades compreendidas entre os 11 e os 70 anos, com o intuito de encontrar novas formas de olhar sobre a cidade e sobre a Casa da Criatividade. 

Desejava-se que o grupo perdurasse para lá da presença da equipa artística, ficando afeto à Casa da Criatividade, em diálogo próximo e contínuo, e sendo capaz de contagiar a cidade de vida, criatividade e reflexão.

O que podia melhorar a tua cidade? Gostavas de agir sobre essa mudança? Que novas formas podem ter as relações entre vizinhos? Qual é a tua relação com a Casa da Criatividade? Acreditas no poder transformador da arte?

Durante as sessões encontrou-se um espaço para o diálogo e a reflexão em torno de algumas destas questões chave. 

@José António Pinho

@João Versus Roldão

OUTROS ELEMENTOS

Dossier      .      Flyer      .      Folha de Sala     .     Livro ATOS

A cada encontro criou-se um espaço cívico para o diálogo, para criar laços, para questionar a cidade e o papel da Casa da Criatividade, para a experimentação, criação e ativação de ideias através de práticas artísticas, onde se atendesse aos interesses e inquietações individuais e locais, pensando em formas de dinamizar a cidade e de promover a conexão da comunidade aos espaços culturais (e vice versa).

​​Entre 29 de maio e 5 de junho ganharam maior impeto as ações de criação e experimentação artística com o Grupo de Ativação Criativa que culminaram, a 03 de junho, na apresentação ao público do projeto Esta Linha que nos Une, inserido nas comemorações do 10º aniversário da Casa da Criatividade.

 

Esta Linha que nos Une resultou de um olhar - de fora para dentro - deste grupo de ativação criativa sobre a cidade e a Casa da Criatividade mas foi, acima de tudo, um convite à comunidade para que também possa fazer parte dele.

FICHA TÉCNICA 

LUGAR ESPECÍFICO . Direção e mediação cultural . Susana Alves | Direção técnica, vídeo e imagem . Nuno Figueira | Movimento . Yola Pinto | Apoio ao design gráfico e fotografia . Sandra Valle | Produção . Nínive Bianchi

CASA DA CRIATIVIDADE . Programação e gestão . Gisela Borges, Joana Galhano | Produção e comunicação . Inês Brás, Sandra Santos | Técnicos . Daniel Cardoso, Diogo Lopes, Filipe Azevedo, José Nuno Lima

PARTICIPANTES COLETIVOS . Associação de Jovens Ecos Urbanos, Banda de Música de S. João da Madeira, Associação de Solidariedade Social dos Professores

PARTICIPANTES INDIVIDUAIS . Carlota Ferreira, Carolina Azevedo, Edgar Dias, Francisca Ferreira, Inês Oliveira, Luísa Ferreira, Mariana Reis, Rita Almeida, Sofia Vilar; Ana Azevedo, Faisal Abed, Filipa Santos, João Silva, Joaquim Silva, José António Pinho, Leonor Ferreira, Lis Pereira, Maria Ferreira, Mauro Filipe Gomes, Natália Correia, Pedro Vieira, Susana Célia Alves, Teresa Margarida Brandão

Para encerramento do projeto em S. João da Madeira, na manhã do dia seguinte, 04 de junho, realizou-se no Parque do Rio Ul um novo encontro, este agora aberto ao público interessado, para reflexão em torno da atividade concretizada pelo Grupo de Ativação Criativa e procurando novas possibilidades para trilhar na cidade.

@José António Pinho

Projeto desenvolvido no âmbito do programa ATOS da iniciativa ODISSEIA NACIONAL, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira / Casa da Criatividade.  

Casa da Criatividade  | Praça 25 de Abril | S. João da Madeira | Portugal

Reservas e Informações​  +351 256 827 783  | +351 962 145 716 |​ casadacriatividade@cm-sjm.pt

rtcp-01.png
bottom of page