top of page
CINE.png

O Município de S. João da Madeira, em parceria com o Cine Clube de Arouca, dá continuidade, em 2024, ao projeto Cine S. João que visa a literacia para o cinema, através da divulgação de obras cinematográficas que, habitualmente, não se encontram no circuito comercial desta indústria.

Ao longo de todo o ano, tradicionalmente na primeira quinta-feira de cada mês, os Paços da Cultura apresentarão um novo filme e receberão um novo convidado para uma nova tertúlia cinematográfica.

Complementarmente este projeto integra, desde 2023, um novo ciclo de cinema internacional, o qual, se focou primeiro no Cinema Iraniano (2023) passando agora para o Cinema Brasileiro. 

Fique atento às novidades.

PRÓXIMAS SESSÕES

 

Salgueiro Maia_cine.jpg
26 Abril . 21h15 . Paços da Cultura 

"Salgueiro Maia – O Implicado", constitui o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida – se não tem morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75.

Mais do que um docudrama, "Salgueiro Maia – O Implicado" é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.

Prevê-se realização de uma tertúlia no final da projeção.

Biografia / Drama . M12 . 150 min

Entrada gratuita

Ação integrada no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Soares_cine.jpg
02 Maio . 21h15 . Paços da Cultura 

As terceiras eleições presidenciais portuguesas após a Revolução de Abril de 1974 foram realizadas no dia 26 de Janeiro de 1986. A disputa pela maioria absoluta entre Mário Soares (1924-2017) e Diogo Freitas do Amaral (1941-2019) foi renhida, obrigando a realização de uma segunda volta, que aconteceu a 16 de Fevereiro desse mesmo ano.  Durante essa longa noite de contagem dos votos, Soares recorda os tempos da resistência à ditadura, as grandes lutas do pós-25 de Abril, os companheiros de vida, a mulher, os filhos e todos os sacrifícios que o levaram àquele momento tão importante da sua vida.

Prevê-se realização de tertúlia no final da projeção.

O título do filme escolhido pelo realizador Sérgio Graciano é o slogan criado em 1985 por Adelino Vaz, ex-dirigente da Juventude Centrista, durante uma reunião do Movimento de Apoio Soares a Presidente (MASP), numa altura em que as sondagens davam apenas 8% a Mário Soares.

O elenco conta com os actores Tónan Quito, João Pedro Vaz, Margarida Cardeal, Maria Gomes Andrade, Miguel Mateus e Tiago Fernandes, entre outros.

Biografia . M12 . 105 min

Entrada gratuita

Ação integrada no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

SESSÕES ANTERIORES

 

11 Janeiro        A Minha Casinha . Comédia/Drama  . PT 
0
1 Fevereiro     Pátria . Drama . PT 
14 Março          
As ondas de Abril . Drama . PT 
bottom of page