top of page
Cidade_danca_23_Instagram.png

A cidade dança decorre entre 27 e 30 de abril, mantendo o seu compromisso com uma celebração da Dança, através do encontro e da partilha entre artistas e público, tendo como cenário a cidade de S. João da Madeira.

Com curadoria de São Castro, a programação reflete o protagonismo dado a esta prática artística, promovendo e estabelecendo ligações de conhecimento e reflexão entre artistas e público,  fomentando a construção de um espaço de experiências significativas, individual e coletivamente. O evento apresenta uma diversidade de propostas artísticas e locais de apresentação, que estimulam um novo olhar sobre a cidade, incentivando à participação e intervenção na
evolução cultural e artística da cidade.

Nesta edição, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo é um dos destaques, com uma peça de Vasco Wellenkamp, coreógrafo de renome no panorama da dança contemporânea portuguesa e uma criação de Margarida Belo Costa, jovem coreógrafa que também orientará uma masterclass. À apresentação de uma dupla de jovens coreógrafas emergentes, Carminda Soares e Maria R. Soares, no âmbito do projeto "Palcos Instáveis Segunda Casa", espaço proporcionado às entidades e artistas que se dedicam a esta área artística, soma-se uma série de apresentações por vários espaços públicos na cidade e que este ano contam com a participação especial de Hugo Fidalgo e Liliana Mota, e a iniciativa para os mais jovens, a oficina A Dança e a Literatura, que decorrerá em escolas do Município, desafiando os alunos a explorar e criar relações de sentido entre o texto literário e o movimento do corpo, constituem algumas das propostas desta edição.
Continuando a explorar o potencial das parcerias já estabelecidas, nomeadamente com o Turismo Industrial e o Cine São João, decorrem as iniciativas Dança nas Fábricas, que promove o cruzamento de sectores e a prática de novos conceitos de apresentação e a exibição do  filme / documentário Um Corpo que Dança sobre o percurso do Ballet Gulbenkian (1965-2005), do realizador Marco Martins.

A programação pretende que a poesia do corpo em movimento seja o motor para a construção de ambientes propícios a uma interação dinâmica com o público e a comunidade, estimulando o seu interesse a longo prazo e aprofundando o seu envolvimento nas práticas culturais e artísticas.

São Castro,

PROGRAMAÇÃO

dança nas fábricas

27 de abril › quinta-feira * Ao longo do dia 

Entidades: CEI, Belcinto, Cortadoria Nacional do Pêlo, Oliva Creative Factory, Bulhosas

Com: Ginasiano Escola de Dança

Parceria: Turismo Industrial de S. João da Madeira 

It's a long yesterday

27 de abril › quinta-feira . 21h30 * Paços da Cultura

Alternativa à 5inta 

Um ou dois corpos, seis no máximo. It's a Long Yesterday é um exercício sobre o desejo, a fratura e a multiplicação.

As criadoras e intérpretes são movidas pelo propósito pessoal de trabalhar sobre a sua condição de irmãs gémeas – e do que representa – como forma de reflexão sobre a potencialidade de um corpo impreciso porque múltiplo. "It’s a long yesterday" situa-se nesse lugar intermédio: entre o igual e o diferente, entre o uno e o múltiplo, entre um gesto de amor e um gesto de ódio.

Criação e Interpretação: Carminda Soares e Maria R. Soares

Palcos Instáveis Segunda Casa P

Coprodução: Companhia instável e Teatro Municipal do Porto 

Apoio à Produção: Play False | associação cultural​alcos 

M6 . 50 min

Bilhetes

Conversa com carminda e maria R. soares

27 de abril › quinta-feira . 22h20 * Paços da Cultura

Alternativa à 5inta 

No final do espetáculo "It's a Long Yesterday" propriciar-se-à um momento de conversa, em formato mais íntimo, entre o público presente e as jovens criadores e intérpretes, Carminda e Maria R. Soares.  

M6 . 30 min

Bilhetes

dança nas fábricas

28 de abril › sexta-feira . Ao longo do dia

Entidades: Viarco, CFPIC - Centro de Formação Profissional do Calçado, ERT, Museu da Chapelaria, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Heliotextil

Com: Ginasiano Escola de Dança

Parceria: Turismo Industrial de S. João da Madeira 

OFICINA "A dANÇA e a literatura", com catarina câmara

28 de abril › sexta-feira . ao longo do dia * escolas do concelho

O corpo do leitor fechado sobre si mesmo, imóvel e absorto da realidade é também, um corpo em movimento, que viaja sem sair do lugar e faz trabalhar todos os músculos da imaginação. O corpo de um bailarino, por sua vez, reconfigura-se a cada instante, desdobra-se em infinitas formas e é ele também um corpo silencioso e suspenso.
Nesta oficina, através de exercícios práticos com enfoque no corpo e momentos de reflexão coletiva, va
mos descobrir e inventar relações de sentido e de sentir entre o texto literário e o movimento. Vamos utilizar a música dos textos e poemas, seus ritmos e rimas, pausas e recursos expressivos para desenvolver coreografias e ao invés, a partir do movimento vamos dar pernas às palavras e produzir os nossos textos.

A Dança e a Literatura é um dos três módulos do projeto "A Dança e o Ensino Criativo", produzido pela Play False | associação cultural, dirigido ao público em idade/contexto escolar, que propõe o cruzamento da dança com disciplinas
curriculares, como a Filosofia, Literatura e a Matemática.

Criação e orientação: Catarina Câmara
Produção: Play False | associação cultural
Autoria e coordenação do projeto: São Castro 

Sessões para alunos do 4º ano do ensino básico

Companhia Portuguesa de Bailado contemporaneo

28 de abril › sexta-feira . 21h30 * Casa da Criatividade

A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta um programa com dois trabalhos de coreógrafos portugueses, num encontro entre uma criadora de uma geração mais jovem e um criador com uma carreira e presença inquestionável no panorama da dança contemporânea portuguesa: Margarida Belo Costa e Vasco
Wellenkamp.
Com Apperception Plotline, Margarida Belo Costa propõe um encontro basilar entre o olhar e o ver, uma interpretação infinita dos quadros dançantes, uma experiência individualista sobre o que o nos prende a atenção. Desencadear um processo de questionamento visual é o objectivo essencial deste espectáculo.
Requiem é uma peça enigmática de Vasco Wellenkamp, inspirada pela obra musical de Benjamin Britten, Sinfonia da Requiem. É uma peça alusiva à perda e ao cenário de guerra, retratando as consequências e impacto que estes dois agentes têm na sociedade.

M6 . 67 min

Bilhetes

masterclass com margarida belo costa 

29 de abril › sábado . 10h00 às 12h30 * Torre da Oliva   

Deep Connections - Inside traveling systems

A viagem de um corpo desarticulado, perdido no tempo e na forma, que se encontra, surpreende e recicla. Um discurso de projeções internas para o espaço e para o outro, encontros improváveis numa escuta comum. Como pesquisa individual, pretende-se mergulhar no corpo como mapa interno, explorando propostas que procuram qualidades de movimento versáteis, singulares e autobiográficas.
Esta masterclass dividir-se-á em três partes. O primeiro momento surge como aquecimento: com evidência na mobilidade artic
ular, equilíbrio dinâmico, controlo e resistência muscular. De seguida, explorar-se-á exercícios de improvisação orientada, composição e partnering. Por fim, num terceiro e último momento, desenvolver-se-á uma macro estrutura de apresentação dos resultados e consequente partilha / feedback. 

Lotação: 30 pessoas

Público alvo: maiores de 15 anos com experiência em dança 

Bilhetes

DANÇA PELA CIDADE 

29 de abril › sábado . 15h00 * Centro de Arte Oliva 

     Hugo Fidalgo    

     Liliana Mota 

29 de abril › sábado . 16h15 * Largo da Capela de Stº António 

     Ginasiano Escola de Dança  

     Academia de Bailado Liliana Leite  

     CDN - Conservatório de Dança do Norte  

     Turning Point Escola de Dança

filme-documentário "um corpo que dANÇA, de marco martins

29 de abril › sábado . 17h45 * Paços da Cultura 

Cine S. João

Uma proposta para a história do corpo a partir do percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX. O documentário de Marco Martins caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país. UM CORPO QUE DANÇA é a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos acompanhamos o trajeto de uma companhia extraordinária, através dos movimentos e das palavras dos seus protagonistas, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005.

Parceria: Cine S. João 

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete 

dança pela cidade  

30 de abril › domingo . 15h30 * Praça 25 de Abril (em frente à Casa da Criatividade)

     Armazém4 

     CCD com Hip Hop  

30 de abril › domingo . 16h00 * Jardim Municipal

     Clube A4  

     Be Dance Escola de Dança  

     CCD com Danças Latinas

     CCDR FVR Grupo de Dança Movimentarte  

     Amigos das Danças

"Cidade Dança" é um evento promovido pelo Município de S. João da Madeira em parceria com a Play False | Associação Cultural.

bottom of page