Concerto de Ano Novo

20 de Janeiro - 21h30

CASA da criatividade

Orquestra Barroca Casa da Música e Coro Casa da Música

Mozart no Coração

Num programa repleto de obras-primas e que reúne em palco a Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música para a interpretação do Te Deum e do Ave Verum de Mozart. Mozart escreveu os cinco concertos para violino antes de completar vinte anos de idade. O primeiro constitui um exemplo notável do estilo Galante, recorrendo a efeitos brilhantes para o solista e a um lirismo melódico imediatamente cativante, aqui a cargo do violinista britânico Huw Daniel.

A Sinfonia La passione, de Haydn, remete-nos para o ambiente da Paixão de Cristo, sendo um exemplo notável da estrutura da Sonata da chiesa no repertório sinfónico e uma peça que se insere na perfeição dentro do contexto da música sacra em programa.

Este concerto marca a estreia do prestigiado maestro britânico Paul McCreesh, fundador e director artístico do Gabrieli Consort & Players, na direção da Orquestra Barroca e Coro Casa da Música.

Paul McCreesh direcção musical

Huw Daniel violino

Programa:

W. A. Mozart: Concerto para violino nº 1

-

Joseph Haydn: Sinfonia nº 49, La passione

W. A. MozartTe Deum laudamus

W. A. Mozart: Ave Verum Corpus

 

Compre o seu bilhete aqui

 

 

 
Orquestra Barroca + Coro-3.jpg
Coro CdM grupo-3.jpg
Orquestra Barroca 7946.jpg

Frankie Chavez e Deck 97 DJ Set

2 DE FEVEREIRO - 22H

CASA DA CRIATIVIDADE

BAND BW down FrankieChavez-11.jpg
 
 

 

A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, um Blues/Folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder, Neil Young) é difícil encontrar num único termo a definição para a sua música.

Em Maio de 2017 chega “Double or Nothing” e, segundo Frankie Chavez, é "um álbum de histórias que vão desde a perda ao nascimento, de andar na estrada, ao tempo que perdemos em coisas fúteis. Fala também de amor e de relações impossíveis. E fala de atentados terroristas e de privação de liberdade.”

Colaboram ainda no novo álbum músicos como João Correia e Donovan Bettencourt, que formam a sua banda, o baterista e produtor Fred Ferreira e o teclista Paulo Borges, que trouxe alguns ambientes mais psicadélicos a estas novas canções.

 

Deck 97 fará um Djset no Foyer da Casa da Criatividade pós-concerto. Envolver o público nos seus pratos de vinil através de movimentos discursivos e contemplativos é a sua missão, desenhando e desafiando uma nova aproximação de todos a este espaço. Ou não fosse ele designer e fotógrafo, com olhar atento e interventivo e com o ouvido sintonizado no Funk, Breaks, Soul, Nu Soul e Jazz.

 

Compre o seu bilhete aqui

 
 

AREIAS

17 DE FEVEREIRO - 11H

PAÇOS DA CULTURA

Areias-Pedro.jpg
 
 

 

A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram. Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade.

E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias.

Teatro de Formas Animadas e Multimédia a partir das artes plásticas, utilizando técnicas de manipulação de materiais diversos para construção de formas e imagens em movimento.

Um teatro visual, poético e contemplativo, sobre as cores que unem a Terra. 

Além do usufruir do espetáculo, o público terá a oportunidade de assistir à apresentação do livro e participar numa oficina de ilustração a partir da qual será organizada uma pequena exposição (inscrição obrigatória na Bilheteira Local).

Compre o seu bilhete aqui

 

FICHA TÉCNICA:

Direção e manipulação: Pedro Saraiva; Música: Daily misconceptions; Origami: Elsa Martinho; Fotografia de cena: Mário Costa; Cenografia: Carla Rosário, André Dias e Pedro Saraiva; Ilustração e design: Anabela Dias; Produção: Imaginar do Gigante; Duração: 40 mins; Classificação etária: M/4 anos